Distribuição

Gaia recebe El Corte Inglés

Por a 11 de Maio de 2006 as 18:10

Corte Ingles

Cinco anos depois de ter iniciado actividade em Portugal, o El Corte Inglés vai abrir as portas da sua segunda loja em Vila Nova de Gaia. Os novos armazéns apostam em força nos produtos nacionais e pretendem servir mais de 350 mil famílias da área do Grande Porto.

O coração de Vila Nova de Gaia vai ser palco da inauguração da segunda loja do El Corte Inglés no dia 28 de Maio. A nova unidade do grupo espanhol contou com um investimento global superior a 215 milhões de euros e criou 1.900 postos de trabalho. Com um “conceito de venda renovado”, segundo Pedro Gil Vasconcelos, responsável pelo departamento de relações externas da unidade de Vila Nova de Gaia, a loja tem formato de grande armazém mas reúne em simultâneo “conceitos de comércio tradicional, centro comercial e fórmulas de auto-serviço”. O edifício tem 13 pisos e uma área de venda total de 42 mil metros quadrados.

A cidade de Gaia foi seleccionada não só porque a área do Grande Porto reúne a segunda maior concentração populacional do País como também pelo desenvolvimento que sofreu a área metropolitana da cidade. O metro do Porto, segundo o grupo, vai permitir a 2,5 milhões de pessoas estarem a uma distância de meia hora dos novos armazéns.

No que diz respeito à organização do espaço, a loja está divida por departamentos especializados em quatro áreas principais: alimentação, moda, cultura e lazer, bem como casa e decoração. Os armazéns oferecem mais de um milhão de referências, das quais mais de 50 por cento são produtos comprados no mercado nacional. Quantidade que ascende a 70 por cento contabilizando apenas as referências comercializadas nas áreas de supermercado, restauração e Club Del Gourmet, este último um espaço onde se encontram produtos de excelência “e que, regra geral, são difíceis de encontrar”, explica Pedro Gil Vasconcelos.

O supermercado oferece um vasto leque de produtos. “Trata-se de uma das nossas áreas de referência, com produtos de elevada qualidade e variedade, qualidade esta que está bem patente no talho, charcutaria, peixaria e frutaria”.

O supermercado conta com uma área de venda de 3,5 mil metros quadrados, 26 caixas de saída e localiza-se na semi-cave, zona que alberga também o Espaço Saúde, onde estão à venda medicamentos não sujeitos a receita médica.

Os novos armazéns disponibilizam 1.000 lugares de estacionamento distribuídos por cinco pisos. Do conjunto dos restantes serviços que oferece o novo empreendimento, destacam-se a carta de compras e o CrearHogar. O primeiro é um documento no qual são anotados os artigos adquiridos à medida que o cliente passeia pela loja e que evita o transporte dos sacos. As compras podem ser recolhidas no final ou entregues ao domicílio. O segundo é composto por uma equipa de arquitectos e decoradores que sugerem soluções de decoração de interior à medida das necessidades de cada cliente.

Quando questionado acerca de previsões de facturação, o responsável é peremptório: “só mostramos resultados”. No que diz respeito ao plano de expansão do grupo, Pedro Gil Vasconcelos adianta que à semelhança da abertura do Supercor na Quinta da Beloura após a inauguração da unidade de Lisboa, é possível que também o Porto venha a beneficiar de uma loja da insígnia.