Distribuição

Modelo Continente cresce em base comparável

Por a 5 de Maio de 2006 as 11:37

Governo autoriza

Nos três primeiros meses do ano, o volume de negócios da Modelo Continente desceu 26% face a igual período do ano anterior, o que se deve à alienação dos activos no Brasil, uma vez que o portfólio detido em Portugal evoluiu nove pontos percentuais. Em comunicado, a empresa dá a entender que, caso a Páscoa tivesse sido contabilizada neste período, tal como aconteceu em 2005, os números poderiam ser ainda mais animadores. Feitas as contas, o volume de negócios do trimestre situou-se em 646 milhões de euros, uma vez que já não contou com a contribuição de 287 milhões por parte do Brasil, registada o ano passado.

O cash-flow operacional consolidado totalizou 35 milhões de euros, o que equivale ao que já se tinha verificado em 2005, relativamente ao negócio em território português, que constitui a base directamente comparável para avaliação do desempenho da actividade. Em termos gerais, este indicador desceu 12 milhões de euros, o que uma vez mais é explicado pela alienação no mercado brasileiro. O resultado líquido atingiu 21 milhões de euros, quando um ano antes atingira 10 milhões, e o endividamento está agora em 428 milhões de euros, patamar especialmente baixo devido ao facto de parte do montante encaixado no Brasil ter sido canalizado precisamente para redução de dívida.

No ramo alimentar, a empresa, que pretende inaugurar 12 lojas na insígnia Modelo e remodelar mais de 30 unidades do actual parque durante o exercício de 2006, abriu portas a dois novos espaços comerciais no primeiro trimestre. No ramo não-alimentar estrearam seis unidades e foi incorporada a agência de viagens Star no portfólio da companhia. A «possibilidade de alargamento dos negócios actuais para novas geografias de actuação, bem como o desenvolvimento de novas áreas de negócio» continuam em equação, confirma o comunicado da empresa.

A Modelo Continente dispõe neste momento de 402 lojas em funcionamento, 114 de base alimentar e 288 no ramo não-alimentar. Destacam-se os 18 hipermercados Continente, 71 Modelo e 25 Modelo Bonjour e, no retalho especializado, 76 Worten, 60 Modalfa, 42 Sportzone, 21 Vobis, 20 Max Mat e 9 Zippy. A Star tem 60 postos de atendimento. Quanto à área de venda total, atinge agora 502 mil metros quadrados, 329 mil dos quais no ramo alimentar e 173.000 na vertente não alimentar.