Distribuição

ProTeste compara preços

Por a 21 de Abril de 2006 as 16:44

A Deco ProTeste visitou 546 estabelecimentos e revela que se optar pela loja certa o consumidor pode poupar quase mil euros por ano. As cadeias Minipreço e Pingo Doce revelaram os preços mais baixos e já fazem frente aos hipermercados.

O estudo sobre os supermercados da ProTeste compara cerca de 65 mil preços recolhidos em 111 localidades de todo o país. Para conhecer os estabelecimentos que praticam os melhores preços a ProTeste formou dois cabazes distintos. Um deles engloba 100 produtos de características e marcas definidas e um outro que abrange 81 produtos destinados ao consumidor que realiza as suas escolhas com base em critérios, exclusivamente, de preço. O primeiro cabaz foi comprado a preços mais baixos no Intermarché das Caldas das Taipas em Guimarães e no Pingo Doce de Oliveira do Bairro e Sertã, revela a revista. No segundo lugar, estão o Minipreço de Barcelos e Maia, e o Pingo Doce da Marinha Grande. Na terceira posição, temos as lojas de desconto Minipreço de Aveiro e Vila Nova de Famalicão, bem como o Pingo Doce da Figueira da Foz e Peniche.

Isto permite concluir que os preços mais baixos se situam no Norte e Centro do país e que dos 10 supermercados mais baratos, 3 são no distrito de Braga, 2 em Aveiro, 2 em Leiria, 1 em Castelo Branco, 1 do Porto e o outro em Coimbra. Dentro dos mais caros temos dois supermercados do distrito de Lisboa, em São João do Estoril (Polisuper) e Parede (Super G).

Os consumidores de Braga e Porto são aqueles que fazem as compras mais baratas, ocupando a segunda posição temos os consumidores de Aveiro enquanto que Castelo Branco e Viseu asseguram o terceiro lugar. Entre as regiões mais caras continua a permanecer a Guarda, Bragança e Vila Real.

Quanto a variações de preços existem grandes discrepâncias numa mesma cidade. Lisboa, Faro e Beja são os distritos onde esta situação é mais visível. Um exemplo desta situação é um consumidor de Lisboa que gaste em média 250 euros por mês em compras, se optar pelo Pingo Doce na Avenida 5 de Outubro, em vez do A.C. Santos na mesma avenida, poupará uma média de 47 euros por mês o que representa cerca de 573 euros por ano. A ProTeste esclarece que este estudo permite reduzir seriamente a factura das compras de cada consumidor.