FMCG Vinhos

Concurso Mundial em Portugal

Por a 2 de Março de 2006 as 15:03

concurso

Durante três dias (de 21 a 23 de Abril), o Pavilhão Atlântico do Parque das Nações irá receber o Concours Mondial de Bruxelles (CMB). A escolha do nosso País corresponde a uma proposta do ICEP e da empresa Amorim & Irmãos (patrocinador oficial do concurso desde o início), indo ao encontro da vontade da organização em internacionalizar este evento, sendo natural que, após um regresso à Bélgica em 2007, nos anos seguintes o evento se realize em Itália ou na Aquitânia, França. Com um investimento de 700 mil euros, o objectivo do concurso passa por reconhecer os vinhos de qualidade, referindo Baudouin Havaux, managing director do evento, que «a finalidade do concurso não é somente premiar o produtor, mas dar a conhecer vinhos de qualidade ao consumidor».

Na conferência de imprensa de apresentação realizada em Lisboa, Carlos Pacheco, do ICEP salientou o facto deste evento se organizar em Portugal, «reposicionando o nosso País junto de um público dos segmentos médio e médio alto, com elevado poder de compra, reforçando a sua posição como País preferido para a realização de grandes eventos». Também ao nível da visibilidade que Portugal terá, a organização do Concours Mondial de Bruxelles realçou as muitas páginas que irão ser publicadas, não só em matéria de vinhos, mas também no turismo, referindo Carlos de Jesus, da Amorim, que «o sector da cortiça beneficiará igualmente da realização deste evento em Portugal, respondendo assim aos vários ataques de que tem sido alvo, nomeadamente pelos produtores provenientes do Novo Mundo».

Em termos de concurso, o Pavilhão Atlântico irá receber 200 profissionais (jornalistas, escanções e enólogos) de 45 países que provarão, na totalidade e em prova cega, cinco mil vinhos, sendo que nas manhãs de 21, 22 e 23 de Abril cada elemento do júri classificará 50 néctares. No final, só 30 por cento dos vinhos apresentados a concurso receberão medalhas (Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e/ou Prata).