Distribuição

89% dos centros comerciais chumbados

Por a 19 de Janeiro de 2006 as 17:13

De acordo com notícias veiculadas pelo Diário de Notícias, o Governo chumbou 89 por cento dos pedidos de licenciamento para centro comerciais que deram entrada nas Direcções Regionais de Economia. As razões invocadas para este “chumbo” generalizado, é justificado pela saturação das áreas geográficas para as quais foram entregues os pedidos, passando por regras relacionadas com o urbanismo, ordenamento do território, disponibilidade para estacionamento e cargas e descargas.

Dos mais de 60 pedidos entregues, somente seis centros comerciais foram autorizados, recebendo Seixal duas unidades, enquanto Braga, Castelo Branco, Porto e Barreiro terão mais um centro comercial, respectivamente. No primeiro caso, será Amora a receber um centro comercial Carrefour com 27 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e outro Leclerc com uma ABL de 7.969 m2. Ainda no distrito de Setúbal, o Barreiro receberá o Fórum Barreiro com uma ABL de 13.900 m2. O concelho de Braga receberá também um Leclerc com cerca de 8.200 de ABL, enquanto Castelo Branco verá nascer o Forum Castelo Branco 14.700 m2 de ABL) e a cidade do Porto o Millenium Plaza/Porto Plaza (11.090 m2 de ABL).

Dos pedidos recusados, a Sonae Sierra viu ser-lhe chumbada a instalação de um conjunto de média dimensão no Cacém, revelando fonte oficial da empresa ao diário que «ainda é cedo» para afirmar que irão desistir do projecto. Não foram, contudo, só os centros comerciais que viram os pedidos de licenciamento serem chumbados. Nã área alimentar cerca de 42 por cento dos pedidos foram recusados, enquanto na área não-alimentar 21 por cento dos pedidos foram indeferidos.