Distribuição

JM cresce 9,4% 2005

Por a 16 de Janeiro de 2006 as 18:04

O grupo Jerónimo Martins (JM) registou vendas líquidas na ordem dos 3,8 mil milhões de euros em 2005, o que representa um crescimento de 9,4 por cento face ao ano anterior. O sector do retalho contribuiu particularmente para estes resultados sobretudo no último trimestre do ano. Em relação à cadeia de supermercados Pingo Doce, as vendas “like for like” cresceram 4,4 por cento no quarto trimestre do ano, que, segundo o comunicado, revela «um desempenho excelente, tendo em atenção o clima altamente concorrencial do sector e a deflação de 2,6 por cento, no período, do cabaz médio da insígnia».

O reposicionamento do formato e a política de preços baixos adoptada ao longo do ano permitiram também à insígnia Feira Nova obter bons resultados. Especialmente os mini-hipers pois apresentaram crescimentos «like for like de 5,3 por cento nos último trimestre de 2005», elucida o documento. A marca Recheio registou subidas de 5,5 por cento no Canal Horeca no quarto trimestre do ano, «apesar de não ser suficiente para contrariar o decréscimo registado no retalho tradicional». As vendas da insígnia registaram uma queda de 2,4 por cento face ao exercício anterior e atingiram 578 milhões de euros.

No que diz respeito à rede de lojas Biedronka, a cadeia apresentou crescimentos na ordem dos 27,3 por cento, com as vendas a atingirem 1,3 mil milhões de euros. «O desempenho obtido nos últimos três meses do ano permitiu terminar o exercício com um aumento das vendas like for like na ordem dos 5,5 por cento», explica o comunicado. No que diz respeito à área da indústria, o grupo registou crescimentos de 4,5 por cento em volume, tendo as vendas atingido 241 milhões de euros.