Distribuição

JM reforça aposta no mercado do Leste

Por a 24 de Novembro de 2005 as 18:15

JM reforça aposta no mercado do Leste

O grupo Jerónimo Martins (JM) apresentou hoje um plano estratégico de «Compromisso com o Crescimento Rentável», no qual estima investir 600 milhões de euros em Portugal e na Europa do Leste, que representa a abertura de mais de 350 lojas no conjunto destes dois mercados, até 2008. O plano de investimento vai ser financiado pelo “cash flow” operacional e as projecções do grupo apontam para que o retorno de capital investido supere os 20%, antes da dedução dos impostos.

No mercado polaco, o grupo retalhista pretende chegar às 1.100 lojas de “soft discount” Biedronka, com uma fatia de 250 milhões do investimento, e abrir mais 50 lojas nas insígnias Pingo Doce e Feira Nova, em Portugal. Reforçar parcerias e representações nos sectores de alimentação e cosmética, constitui outro objectivo da JM.

Na Europa do Leste, a expansão para a Ucrânia e Roménia e a exploração do negócio das farmácias é quase certa. A rede Biedronka deverá aumentar em 330 lojas nos próximos 2 anos, um investimento na ordem dos 250 milhões de euros.

Em Portugal, a JM aposta nos preços para conquistar os consumidores e prevê a abertura de mais 25 lojas da insígnia Pingo Doce, aumentando em 20% a área de venda. Para a rede Feira Nova, a promessa consiste na inauguração de outras 25 unidades, acrescentando mais 40% à área de venda actual.

Unilever e JM fundem indústria em 2006

Entretanto, JM e a Unilever encontram-se a preparar a fusão da Fima/Bestfoods, Lever/Elida e Iglo/Olá, afirma hoje a revista Exame. O processo implicará uma posição minoritária da JM na nova empresa e deverá estar concluído no próximo ano. O grupo JM detém 51% na Fina/Bestfoods. Na Lever/Edila, a Unilever controla 60% e na Iglo, 74%. A fusão deve-se à reorganização que o grupo está a preparar, para simplificar processos, assim como reduzir custos.