FMCG Vinhos

Os vencedores do Dão

Por a 21 de Novembro de 2005 as 16:32

Numa cerimónia realizada no Solar do Vinho do Dão e promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão), foram entregues os Prémios do “XLIII Concurso para os Melhores Vinhos do Dão no Produtor” e pela primeira vez do “Concurso dos Melhores Vinhos Engarrafados do Dão” e “Concurso da Melhor Imagem dos Vinhos do Dão”, com prémios distintos para o melhor rótulo, a melhor embalagem e o melhor folheto promocional.

De acordo com Valdemar de Freitas, presidente da CVR Dão, «estimular a importância de uma boa imagem aliada à excelente qualidade dos vinhos do Dão, como resposta às exigências do moderno mercado foi a razão principal que levou a CVR Dão a integrar estas duas novas categorias nos prémios que há muitos anos distinguem os produtores e os vinhos da região».

A concurso estiveram um total de 107 produtores de vinho repartidos pelas três categorias, mais concretamente, 57 produtores a concurso para os Melhores Vinhos do Dão no Produtor, 32 produtores a concurso para os Melhores Vinhos Engarrafados do Dão e 18 produtores no concurso para a Melhor Imagem dos Vinhos do Dão. No “XLIII Concurso dos Melhores Vinhos do Dão no Produtor” o prémio “O Grande Vinho do Dão” foi atribuído ao Paço de Santar da colheita de 2004. Ainda nesta categoria e por ordem de pontuação foram também distinguidos com Medalha de Ouro os seguintes produtores: Jorge de Almeida Ferreira dos Reis, colheita 2004, a Sociedade Agrícola Casa Aranda, colheita 2004, Peter Viktor Eckert, colheita de 2004, Quinta Vale das Escadinhas – Sociedade Agrícola de Silgueiros, colheita 2004.

O primeiro Concurso para os “Melhores Vinhos Engarrafados do Dão” distinguiu com o “Prémio de Prestígio” e com Medalha de Ouro as Caves Primavera, com o vinho Primavera – Special Selection 2000. Ainda com Medalhas de Ouro foram distinguidos a Sociedade Agrícola do Casal de Tonda, Grilos 2003; a Quinta do Solar do Arcediago, Quinta do Solar 2003; e a União Comercial da Beira, Lagares do Cerrado – Touriga Nacional 2001.

Relativamente ao I Concurso da Melhor Imagem dos Vinhos do Dão, o prémio “Imagem de Conjunto” (Rótulo, Embalagem e Folheto Promocional) foi entregue à Sogrape pela marca Quinta dos Carvalhais Reserva, Vinho Tinto 2000. Na classe Rótulo foi atribuída uma medalha de Bronze à União Comercial da Beira, Lagares do Cerrado – Vinho Tinto 2001. Para a melhor embalagem, na subclasse 6 garrafas foi atribuída uma Menção Honrosa ao Quinta dos Carvalhais – Touriga Nacional da Sogrape, enquanto na subclasse 2 garrafas foi atribuída uma Menção Honrosa à UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão, Porta do Fontelo. De referir ainda que na subclasse individual foi entregue uma Menção Honrosa à Dão Sul, Pedro & Inês, e uma Medalha de Bronze à Sogrape pelo Quinta dos Carvalhais Reserva, 2000 na subclasse 3 garrafas. Por fim, a Classe Folheto Promocional distinguiu com a Medalha de Bronze a UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão.