Distribuição

Vendas recorde na Wal-Mart

Por a 16 de Novembro de 2005 as 14:25

O maior retalhista mundial – a norte-americana Wal-Mart – apresentou vendas e lucros recorde no terceiro trimestres de 2005, concluído a 31 de Outubro. O relatório divulgado na sede do grupo fixa as vendas liquidas em 75,4 mil milhões de dólares, equivalendo a um crescimento de 10,1 por cento face a período homólogo. Também os lucros líquidos apresentaram uma evolução de 3,8 pontos percentuais, passando de 2,3 para 2,4 mil milhões de dólares. O acumulado dos nove meses do exercício de 2005 ditam vendas líquidas de 223,2 mil milhões de dólares, uma evolução de 9,9 por cento, cabendo aos lucros líquidos um aumento de 7,6 pontos nos três trimestres desta ano, fixando o valor nos 7,6 mil milhões de dólares.

Lee Scott, presidente e CEO da Wal-Mart revelou na apresentação dos resultados que «estou orgulhoso dos resultados recorde obtidos, ainda para mais numa altura em que fomos atingidos por três violentas catástrofes», referindo-se aos furacões Katrina, Rita e Wilma que devastaram os Estados Unidos da América nos meses de Setembro e Outubro.

Analisando os resultados apresentados pelo gigante do retalho mundial, verifica-se que as lojas Wal-Mart localizadas em território americano foram responsáveis por aproximadamente 70 por cento das vendas, com mais de 50 mil milhões de dólares. A longa distância aparece a actividade internacional em segundo lugar, apresentando o maior crescimento neste terceiro trimestre com 12 por cento, fixando o valor das vendas líquidas da Wal-Mart em países extra-americanos nos 15 mil milhões de dólares. Também as lojas Sam´s Club registaram um crescimento superior a dez por cento, ultrapassando pela primeira vez os dez mil milhões de dólares de vendas líquidas.

De referir ainda que no acumulado, o líder do sector da Distribuição moderna a nível mundial viu as vendas líquidas passarem de 203 para 223 mil milhões de dólares nos nove meses de 2005, aparecendo a actividade em solo americana das Wal-Mart stores como a principal responsável por estes números, encontrando-se muito perto de atingir os 150 mil milhões de dólares, graças ao crescimento de 9,8 por cento. A maior evolução foi novamente registada “fora de portas”, representando o crescimento de 12,2 pontos nos três trimestres de 2005 da actividade internacional um aumento de perto de cinco mil milhões de dólares, fixando-se actualmente nos 44 mil milhões.