FMCG Marcas

Comércio aberto na agricultura e pescas

Por a 16 de Novembro de 2005 as 14:21

A União Europeia acordou em encetar negociações com os seus parceiros euro?mediterrânicos com vista a uma maior abertura no comércio de produtos agrícolas e da pesca, frescos e transformados. As conversações têm por objectivo a consecução de uma ampla liberalização das trocas comerciais até 2010, conforme previsto na “Declaração de Barcelona”, assinada em 1995. As negociações abrangerão todos os produtos, assim como aspectos não comerciais como o desenvolvimento rural, os obstáculos técnicos ao comércio, as questões sanitárias e a política de qualidade.

Mariann Fischer Boel, comissária responsável pela Agricultura e pelo Desenvolvimento Rural, afirmou que «a liberalização das trocas comerciais constitui uma das prioridades da nossa política europeia de vizinhança (PEV). A liberalização das trocas comerciais agrícolas traria vantagens consideráveis para ambas as partes na medida em que induziria o crescimento, geraria postos de trabalho e impulsionaria o investimento. Como é evidente, importa agir de forma gradual e ter em consideração as reais sensibilidades de alguns produtos.». Joe Borg, comissária responsável da Pesca e dos Assuntos Marítimos, referiu, por sua vez, acreditar «que a liberalização dos produtos piscícolas trará benefícios económicos e ajudará a reforçar a cooperação, assegurando assim uma pesca durável no Mediterrâneo».

As negociações devem estar concluídas numa altura que permita a entrada em vigor dos acordos revistos, de preferência, em 1 de Janeiro de 2007. Tal tornaria possível a aplicação dos necessários ajustamentos num período de transição razoável, de modo a atingir a liberalização das trocas comerciais até 2010, conforme previsto na Declaração de Barcelona.