FMCG Vinhos

IVDP aposta forte no Brasil

Por a 13 de Outubro de 2005 as 16:23

Considerado um dos mercados estratégicos para os Vinhos do Porto e do Douro, registando um crescimento importante nos últimos tempos, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai organizar durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2005 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, no Brasil, uma série de acções de promoção das duas denominações de origem da região do Douro. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos naquele mercado, o objectivo estratégico do IVDP é contribuir para o incremento da quota de categorias especiais, centrando esta estratégia nos consumidores que compram marca, com preço de mercado acima da média, comunicando as acções junto de líderes de opinião, chefes de cozinha e sommeliers.

Entre as acções programadas estão o Festival Porto e Douro – São Paulo 2005, um evento organizado pelo IVDP, com o apoio do Consulado e ICEP, estão duas provas comentadas de vinhos do Douro pelo enólogo convidado João Nicolau de Almeida, duas degustações de sobremesas harmonizadas com Vinho do Porto (criadas por quatro dos melhores chefes brasileiros: Bel Coelho, Carla Pernambuco, Paulo Martins e Fabrice Lenud), uma prova de Vintage 2003 e uma degustação de Vinho do Porto e queijos portugueses. Além desta acção, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto organizará ainda um Road Show, em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e uma semana de enogastronomia da região do Douro, evento que consiste numa acção exclusiva de vinhos do Douro e do Porto nos 12 principais restaurantes de São Paulo.

Também haverá lugar para os “Prazeres da Mesa ao Vivo”, evento organizado pela 2.ª mais importante revista de gastronomia e vinhos do Brasil, e para quatro jantares enogastronómicos harmonizados com vinhos do Douro e do Porto promovidos pelo Solar do Vinho do Porto de Curitiba, eventos que terão nos jornalistas, formadores de opinião, operadores do mercado (donos de lojas de vinhos, sommeliers, restaurantes e compradores da grande distribuição) os seus principais alvos. Refira-se que as vendas de Vinho do Porto no Brasil registaram aumentos consideráveis, em quantidade, nos primeiros oito meses de 2005, apresentando evoluções de 18,2 por cento em comparação com igual período de 2004.