Distribuição

3.º Trimestre Carrefour em alta

Por a 13 de Outubro de 2005 as 16:24

O grupo Carrefour anunciou que os resultados internacionais referentes ao terceiro trimestre de 2005 registaram um crescimento de 5,1 por cento, atingindo os 21,3 mil milhões de euros (os resultados dos nove meses do presente exercício totalizam 60,7 mil milhões de euros), confirmando ao mesmo tempo que manterá a sua estratégia de preços de modo a prosseguir a sua política de ganhar quota de mercado. Em França, as vendas globais subiram 2,4 pontos percentuais, superando os dez mil milhões de euros, com a divisão de hipermercados a registar um aumento de 2,4 por cento para os 5,21 mil milhões de euros. De acordo com o comunicado do grupo francês, «estes bons resultados deveram-se fundamentalmente ao aumento de 0,9 por cento do valor médio do cesto de compras». No restante continente europeu, os resultados apontam para um aumento de 6,1 por cento, atingindo os 7,8 mil milhões de euros, enquanto os primeiros noves meses totalizam um valor de vendas superior a 22 mil milhões de euros.

Considerando o ambiente na Europa muito concorrencial e apesar dos baixos volumes de mercado e da deflação, os responsáveis confirmam a abertura de aproximadamente 1,4 milhões de metros quadrados de espaços novos no ano 2005, correspondente ao crescimento orgânico e a aquisições estratégicas. No período em análise, o Carrefour abriu 524 novas lojas (o equivalente a 480 mil metros quadrados) divididos entre 22 hipermercados, 135 supermercados, 169 hard discounts e 195 lojas de conveniência, contando actualmente com 11.833 espaços comerciais no seu portfólio.

Ainda na Europa, Espanha aparece como o segundo país onde o Carrefour atinge maior volume de negócios, registando no terceiro trimestre um crescimento de 4,6 por cento, atingindo as vendas os 3,4 mil milhões de euros, com a grande fatia a pertencer aos hipermercados com mais de 2,2 mil milhões de euros. A Itália, com um volume de vendas de 1,6 mil milhões de euros e um crescimento de dois pontos, apresenta-se como a terceira força Carrefour no espaço europeu. A actividade do grupo francês nos restantes países do Velho Continente registou uma evolução de 26,5 por cento. Na América Latina, o Carrefour obteve, igualmente, resultados positivos, apresentando o balanço do terceiro trimestre um crescimento de 32 por cento, o equivalente a um volume de vendas superior a 1,6 mil milhões de euros, com o Brasil a ser responsável por 1,1 mil milhões de euros. No continente asiático, as contas referentes ao terceiro trimestre revelaram uma subida de 18,7 por cento e um valor de vendas de 1,6 mil milhões de euros, constituindo a China e Coreia os dois principais mercados.