FMCG Vinhos

Menos, mas melhores Vinhos Verdes

Por a 3 de Outubro de 2005 as 12:45

not dia vinhos 3-10

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes espera uma vindima de grande qualidade, mas com menos vinho que as anteriores. A ruptura de stocks ou uma inflação no preço da uva são questões que não se colocam porque os stocks de vinho na região (67 milhões de litros a 31 de Agosto) são grandes. As vendas do Vinho Verde demonstraram, nos primeiros oito meses do ano, uma forte competitividade da região. O volume total de vendas aumentou ligeiramente em 1,6% para 37,7 milhões de litros.

A evolução da vinha ao longo do ano não foi marcada por geadas nem por especiais doenças, razão que explica a expectativa de uma vindima de excelente qualidade. O Verão quente, seco e favorável a esta região contribuiu assim para uma boa e equilibrada maturação das uvas antes das primeiras chuvas. Com 35.000 viticultores numa área de aproximadamente 34.000 hectares esta é uma das maiores regiões vitícolas da Europa. Em termos quantitativos, a vindima ficará aquém dos 80 milhões de litros do ano passado, mas mesmo assim, e de acordo com os dados da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), é certo que se vindimarão aproximadamente 100 mil toneladas de uva, o que dá uma ideia da operação logística necessária para a própria colheita das uvas, bem como para o seu transporte e vinificação em mais de 20.000 locais.

Nas vendas do Vinho Verde, o crescimento com mais expressão deu-se no Vinho Verde branco, que atinge os 32 milhões de litros (um aumento de 4,5 % face a 2004). Pelo contrário, o tinto desde cerca de cinco por cento para 5,3 milhões de litros. Embora ainda não estejam disponíveis os dados da exportação, a CVRVV atribui este aumento de vendas sobretudo aos mercados externos, onde têm feito grandes investimentos promocionais e onde não se vive o mau momento económico que o nosso país atravessa. Para o mercado Português, a CVRVV coordenou a sua acção de promoção com a de várias empresas de modo a que, desde Maio, há sempre campanhas de promoção de Vinho Verde em curso, seja de alguma marca seja a campanha genérica da Região. Neste momento, além de campanhas de imprensa, o Vinho Verde está presente semanalmente na televisão em cinco jogos da Super Liga de futebol profissional, sendo a primeira vez que esta Região escolhe esta modalidade como canal privilegiado para a promoção dos vinhos. Este é um investimento de valor superior a 500.000 euros que se prolongará por toda a época desportiva.