Distribuição

Carrefour investe 200 milhões por ano em Portugal

Por a 30 de Setembro de 2005 as 11:32

António Baptista, director geral do Carrefour Portugal, referiu à Hipersuper que o grupo irá investir cerca de 200 milhões de euros por exercício nos próximos três anos, com o objectivo de se posicionar nos três primeiros lugares dos retalhistas a operar no país. Considerando este mercado como «estratégico», o responsável adiantou que, a médio prazo, o objectivo é mesmo chegar ao segundo posto ou mesmo à liderança, apostando, para o feito, no desenvolvimento de médios formatos, conceito ainda não explorado pelo grupo em Portugal. De facto, o Carrefour conta neste momento com sete lojas de grande dimensão e ainda com a maior cadeia de lojas de desconto, a Minipreço, que passou para a esfera Carrefour após a compra internacional da espanhola Dia.

Os hipermercados facturaram cerca de 500 milhões de euros durante 2004, enquanto as 344 unidades Minipreço atingiram qualquer coisa como 600 milhões de euros. Apesar do grupo separar a gestão dos dois negócios, em termos globais a facturação de 1,1 mil milhos de euros coloca-o na disputa da quinta posição de mercado, lado a lado com os também franceses de Auchan. Recorde-se, ainda, que o Carrefour é o segundo maior retalhista a nível mundial razão pela qual não lhe falta background financeiro para enfrentar estes investimentos, sendo um operador habituado aos lugares cimeiros nos mercados em que está presente.