Bebidas

Carlsberg em expansão

Por a 19 de Setembro de 2005 as 11:50

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A Carlsberg internacional anunciou um «desenvolvimento saudável» da sua actividade e lucro, ao calcular um crescimento de 13% nos volumes de cerveja comercializados durante o primeiro semestre do ano, bem como um crescimento do lucro de 19 pontos. Segundo a companhia, os mercados do Leste europeu, particularmente Rússia e Polónia, tiveram um contributo decisivo para esta performance. É de salientar, contudo, que a marca Carlsberg regista uma quebra de 5%, explicada pela companhia com base no patrocínio ao Euro durante 2004, o qual terá feito subir as vendas para volumes que agora, em comparação homóloga, teriam naturalmente que baixar. Como notícia positiva, destaca-se a subida de 15% na Tuborg, outra marca do grupo e que em Portugal, tal como a Carlsberg, é representada pela Unicer.

O grupo, que curiosamente detém uma joint-venture para a Europa de Leste com a Scottish & Newcastle, detentora em 100% do capital da Central de Cervejas, feroz concorrente da Unicer em Portugal, passa por uma importante fase de expansão dos negócios, nomeadamente com a entrada no mercado asiático e o reforço da presença precisamente em alguns países do Leste da Europa.

Segundo o relatório financeiro relativo ao primeiro semestre, a companhia evoluiu 4% na Europa Ocidental em termos de litragem colocada no mercado, mas desceu 3% nas vendas líquidas e 16% nos lucros operacionais, facto que coloca a hipótese de alienação de activos, nomeadamente algumas das 29 fábricas que possui na Europa, com o objectivo de reduzir custos em 3%. Já na Europa de Leste, a evolução foi clara, depois de um aumento de 22% em volume e de 24% nas vendas. Também na Ásia os resultados são satisfatórios, na medida em que os volumes colocados no mercado subiram 36%, apesar das vendas líquidas apenas terem crescido três pontos.

Em termos globais, a companhia dinamarquesa vende quase 30 milhões de hectolitros por ano, com a Europa Ocidental a representar quase metade deste volume, ainda que os novos mercados emergentes, face à elevada maturidade dos países da Europa Ocidental, estejam gradualmente a ganhar importância relativa no contexto global da empresa. Em Portugal, a marca concorre directamente no segmento Premium com a Heineken, mas é obviamente complementar para o negócio da Unicer, pois o mercado nacional divide-se em 95% entre as marcas Super Bock e Sagres. Ainda assim, durante a realização do campeonato europeu, a empresa de Leça do Balio aproveitou para reforçar a imagem e notoriedade da marca, dando-lhe sem dúvida muito maior visibilidade do que vinha sendo hábito.