FMCG Vinhos

Aposta nos verdes

Por a 19 de Setembro de 2005 as 14:24

ed 161 vinhos txt 03_

Representando uma média de 35% das vendas totais da Sociedade dos Vinhos Borges (SVB), os Vinhos Verdes são uma prioridade para a empresa no que concerne ao investimento canalizado para este sector.

A aposta que a Sociedade dos Vinhos Borges tem vindo a efectuar ao longo dos últimos anos na produção de Vinhos Verdes é comprovada pelos 1,5 milhões de euros que a empresa investiu recentemente. Esta aposta constante na qualidade levou a empresa a encaminhar parte do orçamento para o sector da produção, isto é, renovação das vinhas, utilização de novas castas, investigação e desenvolvimento, preparação dos terrenos e aquisição de equipamentos de vanguarda, sendo exemplo disso mesmo, a recente compra de uma máquina de vindimar automática que será utilizada já nas próximas vindimas.

O objectivo da Sociedade dos Vinhos Borges é promover a qualidade e o rendimento das uvas, apostando, em simultâneo, numa campanha eficaz de marketing e comunicação dos Verdes da Sociedade. Esta campanha poderá ser vista na alteração da imagem de dois dos seus néctares – AT e Vilancete. No primeiro caso, trata-se de um vinho proveniente da sub-região de Monção (concelho de Melgaço), vinificado a partir das castas Alvarinho (95%) e Trajadura (5%) que acompanha bem com mariscos, peixe e carnes brancas, além de constituir um excelente aperitivo. O Vilancete, proveniente de solos de natureza granítica da Região Demarcada dos Vinhos Verdes e vinificado a partir das castas Azal, Pedernã, Trajadura e Avesso, é o “par ideal” para peixes, mariscos e aperitivos ligeiros. Como campeão de vendas aparece o Gatão, vinificado a partir das castas Azal, Pedernã, Trajadura e Avesso, néctar meio-seco que deve ser bebido jovem.

Além destas duas novidades – em termos de imagem – o portfólio da Sociedade dos Vinhos Borges apresenta ainda o Alvarinho da sub-região de Monção e o Quinta de Simaens, permitindo à empresa ser competitiva em diferentes segmentos de mercado, tanto a nível nacional, como internacional.

Proprietária da emblemática Quinta de São Simão da Aguieira em Nelas (Viseu) e da Quinta da Soalheira, situada em São João da Pesqueira, possuindo uma área de 333 hectares, sendo atravessada pelo rio Torto, a Sociedade dos Vinhos Borges edificou, no coração da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, em Macieira da Lixa (Felgueiras), um moderno centro para a vinificação e engarrafamento dos seus néctares. Situada a cerca de 500 metros do Centro de Produção da Lixa e possuidora de uma magnífica Casa Senhorial do século XVIII, a Quinta de Simaens possui condições ideais para a cultura da vinha, com cerca de 30 hectares plantados com um inovador sistema de condução (“Lyz”), predominando as castas tradicionais da região Pedernã (40%), Azal (40%), Avesso (10%) e Trajadura (10%).